terça-feira, 22 de setembro de 2009

SHOFAR


TIPOS DE TOQUES

Como Tocar o Shofar ?
Para que o som do shofar possa sair formoso e nítido, de forma que os toques possam ser identificados, é preciso uma Técnica bem Simples, Siga os Procedimento abaixo:
1 – Coloque o Bocal do Shofar na Boca de forma que não fique incomodo para segura-lo com as Duas Mãos.
2 – Após pôr o Bocal do Shofar na Boca “Inspire” pelas Narinas até que se sinta o Pulmão cheio de Ar.
3 – Após isso faça com que seu Lábios venha a Vibrar ao colocar o Ar para Fora (Lembre-se sempre mantenha o Bocal do Shofar encostado na Boca) ...
4 – Agora ache uma forma de embocadura que fique melhor á você, para que o Som venha a Melhorar. Lembrando: Cada pessoa Desenvolve uma Forma de Tocar o Seu Shofar, isso é um pouco Relativo, nem todos tocam da mesma Forma ... explore todos os cantos de sua Boca até achar um modo que em que o Som saia Formoso.Isso é um Processo que Necessita de Muito treino e controle para que saia os Tons desejados.



Os Toques e seus Significados:

Tekiáh - Longo/Curto
Usado para Festas e para Adoração (Anuncia a Majestade do Senhor Rei de Israel, aquele que nós deu a promessa do Reino e sua recompensa aos Justos).O Tekiáh também nós dá uma mensagem que relata o ensino bíblico da separação entre o Homem e seu criador. Recorda-nos no dia em que o homem pecou contra Elohim no Éden e ocorreu uma grande separação. Essa é a razão Dom som cumprido, é a grande separação entre Elohim e os Homens.

Shevarim - 3 Toques Tekiáh
Usado para Anunciar a Entrada de um Rei e para Clamar ao povo Arrependimento e a Santidade, esse toque também expressa o gozo interior em meio as aflições do mundo, certos de que finalmente o Reino dos céus será implantado em toda terra. Toda vez que o Shevarim é tocado, afirmamos nossa fé no retorno e na entrada do Rei Messias e sua recompensa aos Justos).


Teruah 1 - Tekiáh seguidos de 9 Stacato (Toque Breves)
Usado para Guerra e para Clamar ao Povo Arrependimento e Tristeza pelo Pecado em nossos Corações – Esse toque nos chama a despertar do sonho e a reflexão profunda de nossas vidas diante do Senhor. O Teruah e como uma voz que nós convida para analisarmos retrospectivamente e ver como estamos em nossa relação com Yeshua e com nosso Próximo. Esse toque também nós revela a dor imensa que sentiu Adonai quando o Homem pecou contra E’le. Os nove sons representam as Lagrimas do Eterno pelo Pecado no coração do povo.


Tekiáh Gedolah - 1 Tekiáh Longo (O Grande Toque)
Usado para anunciar o Juízo de D’us e Simboliza também Alegria pois o Senhor Perdoou nossos pecados e por isso somos Livres Para Adora-lo !

Um comentário:

  1. Prezados irmãos
    ja nsou seguidora deste blog.
    DEUS ABENÇOE MA VOCES PELO ESTUDO DE SHOFAR.
    GOSTARIA MUITO DE RECEBER SUA VISITA EM MEU BLOG SHOFAR DE DEUS.
    UMA ABRAÇO
    O ENDEREÇO É:http://pastorailmashofar.blogspot.com/

    ResponderExcluir